Precificação Inteligente: Como Calcular o Preço do Frango Assado com Sucesso
Precificar o seu frango assado de forma correta é crucial para o sucesso de qualquer negócio de alimentação.
Se você cobrar muito, pode perder clientes. Por outro lado, se cobrar muito pouco, não conseguirá cobrir todos os seus custos e ainda terá prejuízo.
Além disso, é importante lembrar que o preço do seu frango assado não deve ser o único fator para a decisão de compra.
A qualidade do produto e o atendimento ao cliente também são fatores importantes para que seu negócio cresça e se destaque da concorrência.
Custos envolvidos
Para te ajudar a encontrar o preço ideal para o seu frango assado, vamos começar considerando os custos do frango cru, embalagem especial para assados, gás ou carvão (dependendo do método de preparo), aluguel (mesmo se você trabalhar em casa, é importante considerar o aluguel), energia gasta para o dia a dia do trabalho e armazenamento da matéria prima, sacola plástica, personalização das embalagens (como adesivos por exemplo).
Depois de somar todos os custos, você deve adicionar um mark-up de 65% a 80%. O mark-up é a porcentagem que você irá cobrar por cima dos custos para obter o preço final do frango assado. Por exemplo, se os seus custos somam R$10, cobre entre R$16,50 (65%) a R$20,00 (80%) por porção.
Divulgação do negócio
Além dos custos envolvidos na preparação do frango assado e o custo de crescimento do seu negócio, é importante lembrar também dos custos de divulgação do seu estabelecimento.
Hoje em dia, as pessoas usam muito a internet para procurar por alimentos e muitas vezes recorrem a plataformas de entrega como delivery. Por isso, é importante investir em plataformas digitais para atrair novos clientes com anúncios e fidelizar os seus clientes existentes.
Alguns custos de divulgação que você pode considerar são a criação de um site ou blog, o investimento em anúncios nas redes sociais, o investimento em marketing de conteúdo para construir autoridade no seu segmento e o investimento em plataformas de entrega, como delivery.
Ao incluir esses custos na precificação do seu frango assado, você garantirá que terá lucro suficiente para investir em divulgação e crescer o seu negócio.
Crescimento do negócio
Além de considerar os custos envolvidos na preparação do seu frango assado, é também importante levar em conta o custo de crescimento do seu negócio.
Quando você começa a cobrar mais por seu produto, precisa pensar na possibilidade de aumentar o número de funcionários ou no custo de ampliar o seu estabelecimento para atender a demanda maior de clientes.
Se você não considerar os custos de crescimento do negócio na precificação do seu frango assado, pode acabar tendo prejuízos.
Por isso, é fundamental avaliar todos os custos envolvidos no seu negócio e gerenciá-los de forma eficiente para que possa lucrar e crescer de forma saudável.
Pronto para precificar seu frango assado
Portanto, encontrar o preço correto para o seu frango assado e gerenciar bem seus custos é imprescindível para o sucesso do seu negócio.
Se você gerenciar bem o seu negócio, conseguirá lucrar, oferecer um produto de qualidade e manter seus clientes satisfeitos.
Com essas informações, agora você já tem todos os elementos para precificar seu frango assado de maneira correta. Porém, é importante lembrar que você pode ajustar os preços conforme a demanda, a qualidade do produto e a localização.
Assim, você pode criar um preço justo para o seu frango assado, que lhe permita lucrar e ainda assim atender as expectativas dos seus clientes.