A história do churrasco é tão antiga quanto a humanidade. Desde que os seres humanos descobriram o fogo, eles aprenderam a usá-lo para assar carne.

O churrasco, como o conhecemos hoje, é especialmente popular na América do Sul e no Brasil, mas muitos países têm suas próprias versões.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em cinco fatos interessantes sobre a história do churrasco:

Publicidade

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Sumário

De onde vem o termo churrasco?

O termo “churrasco” tem sido usado há muito tempo para descrever o serviço de preparar, assar e servir carne assada.

Os primeiros registros remontam à Idade Média, quando os primeiros colonizadores europeus traziam suas práticas gastronômicas para o Novo Mundo.

Desde então, o churrasco tornou-se parte integrante da cultura barbecue em toda a América do Sul.

A palavra “churrasco” vem da origem espanhola “Sukarra“. O churrasco espanhol remonta ao século XVI, quando os conquistadores espanhóis introduziram esse prato na América Central e do Sul. Tradicionalmente, o churrasco é preparado com carne bovina assada na brasa.

No entanto, durante os séculos, o prato evoluiu para incluir outros tipos de carne, como o carneiro ou o cordeiro.

história do churrasco
Foto: História do churrasco – Churrasco Gaúcho (divulgação)

Versões de Churrasco

Na América do Sul, o churrasco é uma das mais populares formas de reunir a família e os amigos. É tão amado que, ao longo dos anos, ganhou algumas variações específicas da região.

O churrasco alemão é caracterizado por carnes de porco, como salsichas, bacon e molho de mostarda.

O churrasco italiano é mais leve, com salmonete, lulas e caldeirada.

Por sua vez, o churrasco espanhol é uma mistura de carnes vermelhas e brancas, geralmente servido com acompanhamentos como batatas e vegetais cozidos.

No entanto, o churrasco mais popular é o churrasco latino-americano. É criado com carnes como picanha, alcatra e costela, assim como linguiça, acompanhada de suas especiarias, como sal grosso, pimenta, alecrim e manjericão.

Desta forma, o ambiente se torna ainda mais especial, com acompanhamentos como farofa, arroz, feijão e salada.

Churrasco dos Estados Unidos

A história do churrasco nos Estados Unidos é uma tradição antiga que nos remonta às suas raízes no Sul. É uma típica refeição que se prepara ao ar livre.

O churrasco americano é feito com uma variedade de cortes de carne, que vão desde carne bovina, suína, aves, caranguejo e camarão.

Uma das carnes mais populares para churrasco nos Estados Unidos é a carne bovina, que é marinada e assada direto no fogo.

A carne suína é também popular, em especial a costela, que é temperada com ervas e especiarias antes de assar. As aves também são usadas para churrasco, comumente peru, pato ou frango.

Acompanhamentos típicos nos Estados Unidos são todos os tipos de saladas, batatas assadas, cebolas caramelizadas, pão de milho e galinha de cabidela. Também é comum servir molhos como ketchup, molho de tomate e mostarda para acompanhar a carne assada. No fim, a sobremesa é geralmente bolo de chocolate e refrigerante.

Churrasco Brasileiro

O churrasco brasileiro é um dos símbolos da culinária brasileira, apreciado por muitos e servido em todos os tipos de eventos, desde pequenos jantares familiares a grandes festas. O churrasco é preparado com carne bovina, suína ou de frango, mas variações regionais incluem carne de jacaré, peixe e até mesmo carne de lula.

Os acompanhamentos típicos do churrasco brasileiro incluem farofa, arroz, vinagrete, salada verde e couve. O preparo também varia de acordo com a região. No Sul, o churrasco é feito por um “churrasqueiro” especializado, assando a carne na brasa. No Nordeste, é preparado na panela de ferro, que produz uma crosta crocante por fora e suculenta por dentro.

Veja também: Surpreenda com um churrasco grego incrível!

Churrasco mais caro do mundo

Uma nova tendência entre as pessoas de alta renda é o famoso churrasco servido pelo chef turco Nusret Gokce, mais conhecido como Salt Bae. Seu restaurante, localizado em Istambul, Turquia, oferece um churrasco à la carte que custa aproximadamente US$ 1.000 por pessoa.

Como se não bastasse o alto preço, o serviço exclusivo inclui um atendimento personalizado, comida de qualidade, vinhos e até mesmo um show de dança. Os clientes podem saborear diversas carnes de qualidade, desde antílopes a lagartos de água doce, além de também aproveitarem o ambiente luxuoso criado por Gokce.

Salt Bae é tão bem sucedido e conhecido que já tem seus próprios restaurantes em cidades como Nova Iorque, Miami e Londres. Se você está disposto a pagar o preço para experimentar essa experiência gastronômica única, então o churrasco de Salt Bae é a melhor opção.

Compartilhe nas suas redes

Comments are closed.